Novidades do México: conheça o Trem Maia e aeroporto de Tulum

No dia 15 de dezembro de 2023, foi inaugurado o primeiro trecho do Trem Maia, uma ferrovia que ligará Cancún a Palenque, na península de Yucatán, passando por diversas regiões turísticas da Riviera Maia.

Este projeto ambicioso visa promover o desenvolvimento econômico e turístico da região, com a construção de 1.554 quilômetros de ferrovia, que conectarão Cancún, Playa del Carmen, Tulum, Palenque, Mérida e Chichén Itzá. A previsão original do governo mexicano era de que o trecho completo do Trem Maia fosse concluído em 2024. No entanto, devido a atrasos na construção, a previsão atual é de que o trecho seja concluído em 2026.

A inauguração do Trem Maia foi acompanhada da inauguração do aeroporto de Tulum. O aeroporto, que terá capacidade para receber até 2 milhões de passageiros por ano, está localizado a cerca de 15 quilômetros da cidade de Tulum. Atualmente apenas algumas rotas domésticas estão sendo operadas no aeroporto, e no início de 2024 devem iniciar rotas partindo desde os EUA.

Impactos do Trem Maia

O Trem Maia é esperado para gerar um impacto positivo significativo na economia da península de Yucatán. O projeto deve criar empregos, estimular o comércio e o turismo, e promover o desenvolvimento regional. No entanto, sua construção tem sido alvo de polêmica desde o início.

Um dos principais pontos de preocupação é o impacto da construção do trem sobre os cenotes, que são cavernas subterrâneas com água potável. Os cenotes são uma importante fonte de água para a região e também são considerados locais sagrados para os povos maias. Outro ponto de preocupação é o impacto da construção do trem sobre a floresta tropical da península de Yucatán. A floresta tropical é um importante ecossistema que abriga uma grande variedade de plantas e animais.

O governo mexicano afirma que está tomando medidas para minimizar o impacto ambiental da construção do Trem Maia. No entanto, as organizações ambientais afirmam que essas medidas não são suficientes. A polêmica sobre o impacto ambiental da construção do Trem Maia é um exemplo do conflito entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

A inauguração desses dois projetos é um marco importante para o México. O Trem Maia deve impulsionar o turismo na região e o aeroporto de Tulum deve facilitar o acesso a essa área, que é rica em atrações naturais e culturais.