Conheça a megacidade sendo construída no Sri Lanka

O Sri Lanka está construindo uma metrópole de USD 15 bilhões que promete rivalizar com cidades como Hong Kong e Dubai. Atualmente, Port City (como foi batizada) é apenas uma extensão plana de terra estendendo-se pelo mar na capital Colombo, crescendo um pouco mais a cada dia. Dentro de alguns anos, no entanto, Port City será o local de arranha-céus de vidro, um movimentado distrito financeiro, hospitais, hotéis e até mesmo um parque temático. A cidade foi projetada para ser uma Singapura menor, com seu próprio regime fiscal e regulamentações favoráveis aos negócios – e possivelmente um sistema legal diferente para o resto do Sri Lanka. Estima-se que cerca de 80.000 pessoas passem a morar na cidade, com mais de 250 mil viajando para lá diariamente.

“É uma cidade completamente nova, que quase dobrará o tamanho de Colombo agora”, diz Janaka Wijesundara, ex-diretora da Autoridade de Desenvolvimento Urbano do Sri Lanka.

[ngg src=”galleries” ids=”5″ display=”basic_imagebrowser”]

Projeções da futura Port City mostram uma paisagem iluminada comparável a Dubai. Os desenvolvedores dizem que 1,5 milhão de metros quadrados de espaço para escritórios estarão disponíveis e o investimento privado poderá atingir USD 13 bilhões. Arranha-céus dão lugar a áreas residenciais mais baixas, entrecruzadas por parques e canais. A marina e a praia alinham as margens da cidade. É um mundo distante dos bangalôs desbotados, templos modestos e torres baixas da atual Colombo. Mas os designers dizem que se esforçaram para fazer a nova cidade refletir suas raízes.