Experiência na Indonésia: Participe de um ritual balinês

Batiks da Indonesia

Andando por qualquer rua em Bali você sempre verá um “Canang Sari” aos seus pés. São pequenas cestas quadradas feitas de folhas de coqueiro e cheias de flores acompanhadas de uma variedade de presentes para os deuses e cobertas com um único incenso fumegante. Em sua simplicidade, essas ofertas modestas, mas lindamente elaboradas, encapsulam a fusão única de hinduísmo de Bali. 

A Destination Asia preparou uma experiência que te levará para dentro de umas atividades diárias mais comuns para os balineses – a confecção das oferendas tradicionais.  

Pela manhã, você visitará uma família brâmane que vive na vila de Mas, perto da antiga residência real e cidade artística de Ubud. Todos eles são descendentes dos sacerdotes sagrados que trouxeram o hinduísmo para Bali no século IX e o receberão em sua casa tradicional balinesa, onde você terá a oportunidade de aprender e participar da confecção das oferendas tradicionais. Apenas as mulheres balinesas fazem as oferendas, muitas vezes todas as gerações da família se sentam juntas conversando enquanto magicamente transformam ingredientes naturais em belas criações. Junte-se a eles para criar um “Canang Sari” e também o enorme “Gebogan”- um arranjo de frutas, flores coloridas e frango cozido preso a um tronco de bananeira por espetos afiados de bambu formando uma torre. 

Enquanto os “Canang Sari” são colocados em casas, templos e ruas diariamente, os “Gebogan” são carregados na cebeça por mulheres balinesas para os templos cerimônias mais importantes. 

Depois de terminar a preparação da oferendas, você terá a chance de testemunhar o ritual diário de oração. Vestidas com um sarongue, as mulheres colocarão o Canang Sari no templo de casa. Uma flor de frangipani é mergulhada em uma tigela de água benta e borrifada sobre a oferenda antes que um incenso complete a fusão de terra, fogo, vento e água. Depois de três ondas de meditação com a mão acompanhada de uma oração, a fumaça leva a essência das oferendas até Deus. 

Uma curta viagem de carro o levará a outra casa Brahman da Pedanda, a vila do Sumo Sacerdote de Mas, onde você verá como o Gebogan maior é levado ao templo para ser abençoado e uma doação é feita com orações à antiga família templo que atende cerca de 800 pessoas da vila. Concluídos todos os rituais, as mulheres levam o Gebogan de volta para casa e uma refeição é dividida entre familiares e amigos com você!  Aproveite o almoço tradicional, que inclui frango, arroz, sambal e frutas antes de se despedir de seus novos amigos balineses e retornar ao seu hotel! 

Para essa e outras experiências incríveis na Indonésia, contato a Destination Asia do seguinte contato: Camila Zea (camila.zea@destination-asia.com)