Travel Tips By Avant Garde – Jordânia

Dicas de viagem da Jordânia, por Ofelia Barrios:

A Jordânia é um país que nem sempre vem à mente do viajante como primeira opção nesta região do mundo, quase sempre é feita como extensão de viagem após Israel e/ou Egito. Para mim, a Jordânia é uma pequena joia a ser descoberta, é uma viagem que vale a pena fazer 100%, não apenas como extensão de viagem a partir de outro país. Esta deve ser uma viagem completa por si só e pode oferecer muito mais do que apenas Petra, que é imperdível por ser uma das maravilhas do mundo moderno. É um país tranquilo, que sempre se manteve neutro apesar de estar cercado por vizinhos em constante desacordo. É seguro, amigável, acolhedor, tem uma comida deliciosa, história, lugares sagrados, cultura e aventura. Minha viagem incluiu os principais pontos turísticos de uma excursão de 7 dias em que visitamos Amã, Petra, Wadi Rum, Mar Morto e Aqaba, vamos descobrir alguns pontos imperdíveis deste destino maravilhoso!

Jerash

A cidade romana mais importante e mais bem preservada em todo o Oriente Médio, está localizada no norte da Jordânia, cerca de 50 min. de carro, é uma ida e volta de Amã. Em clima quente, é essencial usar protetor solar, roupas de algodão confortáveis, água e, independentemente da estação, é necessário usar sapatos confortáveis! Eu recomendo reservar um tempo e aproveitar a oportunidade para descansar um pouco em um dos assentos do teatro sul, onde você também pode ouvir música antiga ao vivo.

Petra By Night

Uma experiência altamente recomendada, é a única maneira de ver a porta do tesouro iluminada em cores diferentes! Dura 2 horas aprox. e começa na porta de entrada do sítio arqueológico até o que conhecemos como porta do tesouro, todo o caminho é iluminado por velas, quando você chegar, será recebido com música e com o clássico chá. É importante fazer essa visita um dia antes de visitar Petra durante o dia, caso contrário, você ficará tão cansado que não sentirá vontade de voltar.

My Mom’s Recipe

Depois de passar o dia inteiro descobrindo Petra, a única coisa que você quer é voltar ao hotel, tomar um banho e descansar, mas você não pode deixar Petra sem ter comido em um dos restaurantes mais típicos que existem: My Mom’s Recipe, onde você encontrará uma decoração tipicamente árabe, com ótimo serviço e comida tradicional preparada no local, exatamente o que você precisa para terminar o dia. Convido você a considerá-lo em sua próxima viagem à Jordânia, não se arrependerá!

Monastério de Petra

Definitivamente uma obrigação quando visitamos Petra! Normalmente os guias não acompanham você, mas não se preocupe, acredite em mim, isso não deve impedi-lo de visitar o monastério. São mais de 800 degraus para escalar e existem alguns burros que por alguns dinares podem carregar você. Eu recomendo que você faça isso andando, no seu próprio ritmo, ninguém irá pressioná-lo e você poderá desfrutar de vistas incríveis! O monastério para mim foi mais impressionante que a porta do tesouro, com isso eu digo tudo, vale a pena o cansaço!

Wadi Rum

Para mim, um dos desertos mais bonitos que existem, as cores rosas avermelhadas da areia e as formações rochosas o surpreenderão. É um lugar onde os beduínos vivem e são eles que farão o passeio neste lugar. Você pode explorá-lo a bordo de um jipe tradicional, em um camelo, ou passear de balão para os mais aventureiros! Tempo livre para assistir o pôr do sol é essencial.

Mar Morto

Além de desfrutar de uma massagem com alguns dos produtos do Mar Morto e flutuar nele, muito perto deste local, a cerca de 25 minutos, fica Betânia, o local onde Jesus foi batizado e que hoje pode ser visitado. Aqui você pode ver a fronteira com Israel, que é separada pelo rio Jordão, uma visita essencial para os amantes da religião.

Aqaba

É uma cidade portuária, localizada no Mar Vermelho, perfeita para desfrutar do sol e de diferentes atividades aquáticas, é um dos locais mais recomendados para quem pratica mergulho.