O Briefing

Todos os anos minha família se encontra para as festas de fim-de-ano e, na véspera de Natal, minha mãe faz uma receita antiga dos italianos que ela aprendeu muito jovem com minha avó. São as “graspellas”, uma espécie de rabanada feita com massa frita que depois é envolta em açúcar e canela. Vem gente da família toda comer e bater papo, e todos são unânimes em dizer que o quitute fica absolutamente igual às receitas antigas, tanto em seu sabor e aparência como nas infames calorias.

Minha mãe aprendeu a fazê-las porque teve o “briefing” da minha avó e também pôde vê-la fazer e praticar suas habilidades antes de falecer. O interessante é que nunca houve uma receita escrita para as tais graspellas até minha irmã resolver escrever o passo-a-passo do processo, pois ela quer estar bem preparada para quando chegar sua vez de assumir a tarefa.

Comunicação e informação

Assim como uma receita culinária, as viagens precisam partir de um briefing previamente desenhado para poderem dar certo. Um roteiro pronto (que podemos chamar de receita) escrito e publicado não garante que a execução será sempre perfeita e os passageiros ficarão plenamente satisfeitos, mas minimiza a chance de erros e possibilita fazer ajustes de acordo com o perfil do público, a época do ano e o destino escolhido assim como alguns cozinheiros colocam menos açúcar, mais manteiga ou suprimem a pimenta. No final, o que se busca é a satisfação de quem vai aproveitar o prato, de quem vai curtir a jornada.

Existe, porém, um grande problema com briefings: COMUNICAÇÃO! Quem quer pedir uma viagem, evento ou incentivo precisa estar munido de todas as informações que facilitem a elaboração de um programa, com os menores detalhes bem alinhavados para enxugar a possibilidade de erros. Já quem estará encarregado de executar a “receita” precisa ler atentamente, criticar, perguntar sobre possíveis divergências e estar muito seguro sobre o caminho a tomar antes de seguir adiante. Briefings bem feitos aumentam muito a chance de sucesso, assim como uma receita muito bem detalhada e com todos os pormenores permitem assar um bolo lindo e saboroso.

Da próxima vez que formos trabalhar num pedido pensemos como um grande “chef” ou cozinheiro. Antes de colocar recursos, tempo e esforço no processo de execução dediquemos um tempo extra ao preparo das instruções, checagem de cada item da receita, compra dos ingredientes e quais as expectativas de quem vai saborear aquela viagem inesquecível. Feliz 2019 com muito sucesso a todos!