SOBRE CARTAGENA por Jeverson Zanini

Visitei Cartagena pela primeira vez neste mês de abril a convite da Colombia & Colores DMC. O foco da viagem foi explorar opções de hospedagem, atividades, restaurantes e espaços de eventos para grupos, em especial do segmento MICE. A visita in loco mudou bastante minhas percepções! Vamos lá:

  1. O centro-histórico (a cidade amuralhada) é muito charmoso, muito bem conservado é definitivamente a melhor localização para estar. Toda região é patrimônio da UNESCO e os trabalhos de restauração nos casarões antigos não param! A grande maioria já foi convertido em hotéis-boutique, restaurantes, cafés, bares e lojas, muito embora muitos ainda permaneçam como residências.

  2. A oferta de hospedagem para grupos maiores de 60 passageiros dentro da cidade amuralhada limita-se ao 5* Sofitel Legend Santa Clara (Um espetáculo e uma experiência a parte) e ao 5* standard Charleston Santa Teresa. Fora da cidade amuralhada, na chamada “cidade nova”, estão os hotéis recomendados para convenções ou reuniões de grandes grupos. As principais opções são o Hyatt Regency e o Intercontinental, ambos 5* standard.

  3. Existe uma oferta altamente sofisticada de gastronomia e compras em Cartagena! Há uma série de restaurantes premiados e bares de alta coquetelaria que disputam o título de quem faz o melhor coquetel da cidade! Lojas de luxo internacionais se misturam com marcas de designers locais. É um paraíso para compras!

  4. Há muitos locais históricos que além de visitar podemos utilizar para eventos! Fortes, ruas do bairro de Getsemani, conventos e casarões antigos estão entre as principais opções.

  5. As praias que esperamos ver do chamado “Caribe Colombiano” estão a pelo menos 30 minutos de barco desde o centro de Cartagena ou 1h de carro, nas chamadas “Islas Rosales”, onde encontra-se a Ilha de Baru. As águas que banham a Baía de Cartagena (onde a cidade está) não são atrativas, logo, caso um dos interesses da viagem seja aproveitar praia, sugerimos excursões de dia inteiro em barcos privativos ou uma parte da estadia no novíssimo Sofitel Calablanca em Baru, um luxuoso resort 5* com 280 apartamentos com vista para um mar azul de tirar o fôlego!

  6. Infelizmente não temos voos diretos para Cartagena desde o Brasil, mas há dezenas de voos todos os dias desde Bogotá ou Cidade do Panamá, tornando as conexões rápidas e fáceis.

  7. Os preços são atrativos, mas não devemos ter a percepção de que o destino é “muito barato” ou para grupos que buscam resorts all inclusive. Como mencionei acima, Cartagena possui uma face muito sofistica e proporciona programas muito divertidos, com experiências de alto nível, e por isso, um bom programa por lá requer um bom budget.

Para exemplos de programas, cotações e mais informações sobre Cartegena e outros destinos na Colombia, contate a Beatrice beatrice@colombiaencolores.com da Colombia En Colores.