Mês do Orgulho pelo Mundo

O mês de junho chegou e com ele as celebrações do Orgulho LGBT+. Este ano devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19 as tradicionais paradas do orgulho não poderão colorir as ruas das principais metrópoles do mundo. A de São Paulo por exemplo, considerada a maior do mundo, aconteceu de forma virtual com diversas lives de artistas renomados da comunidade. Mas, por quê junho foi escolhido como o mês do Orgulho LGBT+? 

Em uma noite de verão em Nova York, em 28 de junho de 1969, a polícia invadiu o Stonewall Inn, um bar gay em Manhattan, que resultou em protestos muitas vezes violentos de toda a comunidade. Entre os muitos líderes dos tumultos, estava Marsha P. Johnson, mulher negra transsexual liderando o movimento por seis dias com protestos e confrontos. A mensagem foi clara: os manifestantes exigiram o estabelecimento de lugares onde as pessoas LGBT+ pudessem ir e ser abertas sobre sua orientação sexual sem medo de serem presas. O Pride Month é amplamente creditado como sendo iniciado pela ativista bissexual Brenda Howard. Conhecida como “A Mãe do Orgulho”, um ano após os distúrbios de Stonewall, Brenda organizou a Semana do Orgulho Gay e a Parada do Dia da Libertação da Christopher Street. Isso acabou se transformando no que hoje conhecemos como Marcha do Orgulho da Cidade de Nova York e de onde os desfiles e marchas evoluíram pelo mundo.

A Avant Garde acredita e defende que o mundo é para todos, e para te inspirar orgulho neste mês, selecionamos algumas das Paradas mais famosas dos destinos que cobrimos. Confira:

Madri

foto: @that_gay_travel_guide

Reconhecida pela MTV como o “mejor evento gay del mundo” por dois anos consecutivos, a Parada Gay de Madri (MADO) começou com pequenas manifestações por direitos iguais nos anos 1980 e hoje é uma das mais populares da Europa. Ela acontece anualmente durante o mês de julho e dura cerca de cinco dias. 

Lisboa

foto: @proudlyportugal

Arraial Lisboa Pride é o maior evento LGBT+ em Portugal e desde 1997 traz visibilidade à comunidade numa celebração de orgulho que ocorre na principal praça da cidade de Lisboa – o Terreiro do Paço.

Tóquio 

foto: @masaki_durian

A Parada Tokyo Rainbow Pride tem sido realizada anualmente desde 2012, com a participação aumentando a cada ano. Uma pesquisa de opinião realizada em 2015 descobriu que a maioria dos japoneses apoia a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Atenas 

foto: @tnt.today.not.tomorrow

A Semana do Orgulho LGBT de Atenas acontece anualmente em junho e oferece incontáveis formas de participar dessa celebração da comunidade LGBT. Em seu oitavo ano, o que acontece não é simplesmente uma parada: pense em drinks ao ar livre, instalações de arte acrobática e um jogo de mistério interativo pela cidade, além de um tour histórico com temática homossexual. 

Londres

foto: @lena.prus

O Pride in London (formalmente conhecido como Pride London ) é um festival e desfile anual do orgulho LGBT , realizado todos os verões, desde 1972, em Londres. Os desfiles são gratuitos e reunem milhares de pessoas na cidade. Além de ser uma das paradas mais antigas do país, com a sua localização variando a cada ano, o festival é o único evento anual a fechar a icônica Oxford Street de Londres.