Por que não devemos visitar a tribo das Mulheres Girafas?

Fazer uma excursão à tribo das Mulheres Girafas é há anos uma das principais excursões turísticas na cidade de Chiang Mai, no norte da Tailândia. A distinta aldeia atrai milhares de turistas por suas mulheres com pescoços alongados devido ao uso constante de argolas de metal desde a infância, como um espécie de adorno ou enfeite feminino. As tribos foram criadas majoritariamente por mulheres refugiadas de uma guerra étnica no Myanmar que encontraram nessa região um espaço para sobreviver.

A Destination Asia DMC, cuja sede se encontra na Tailândia, acredita que não devemos participar/promover da exploração de minorias étnicas. Durante muito tempo, falsas aldeias foram, infelizmente, uma grande atração turística. A demanda turística estimulou a transferência ilegal das chamadas “Long Necks” de campos de refugiados para essas aldeias comerciais. Muitas vezes sem documentos válidos de identificação, essas pessoas tornam-se apátridas e vulneráveis.

O governo tailandês sinalizou isto como “tráfico humano” e ilegal. Essas aldeias falsas e turísticas são, na verdade, “zoológicos humanos”. Os turistas pagam cerca de USD 10 por pessoa para entrar e uma vez lá dentro há uma forte pressão para comprar lembranças e artesanatos. O Alto Comissariado das Nações Unidas expressou preocupação sobre os turistas que visitam essas aldeias. As mulheres que estão usando anéis e sendo fotografadas por turistas recebem apenas uma pequena porcentagem dos benefícios. A maior parte do dinheiro vai para os operadores turísticos e proprietários de aldeias. Enquanto tal prática continuar lucrativa, as pessoas desses zoológicos não terão liberdade. Ao pagar para visitar uma dessas aldeias, os turistas estão involuntariamente continuando práticas antiéticas e tráfico de homens, mulheres e crianças.

Felizmente existem alternativas responsáveis. A Destination Asia promove experiências inspiradas em comunidade e passeios que permitem aos viajantes interagirem com os locais de maneira autêntica e responsável.