Responsabilidade

Todos nós acompanhamos com profunda tristeza e indignação a tragédia ocorrida com o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho no mês passado. As perdas pessoais, os sonhos destruídos e as terríveis consequências imediatas e de longo prazo para famílias, amigos e meio ambiente são terríveis e difíceis de mensurar, mas outros custos se apresentam de forma imediata e abrupta, principalmente para a Vale e seus executivos e acionistas.

Num primeiro momento as ações da empresa despencaram mais de 20%, fazendo a empresa perder dezenas de bilhões de Reais em seu valor de mercado. Estas perdas são o reflexo da punição imediata de investidores aos fatos ocorridos, em especial por se mostrarem reincidentes após o terrível acidente de Mariana em 2015. Logo após esta queda monumental houve uma recuperação no valor das ações da empresa, e agora percebe-se claramente que há uma enorme volatilidade dos ativos, com subidas e descidas abruptas a cada nova notícia ou especulação.

Para mim é doloroso e nada surpreendente que bancos, fundos de investimento e investidores profissionais insistam em especular com uma ação carregada de tantos fatos amargos e desesperadores. Em um mundo mais justo e mais responsável seria de esperar que a grande maioria dos investidores não quisessem sujar suas mãos com um dinheiro que parece ser ganho às  custas do meio ambiente, de vidas de trabalhadores e da destruição de comunidades inteiras de pessoas inocentes. Claramente esta não é a resposta que presenciamos agora!

Transfiro esta mesma avaliação para o nosso dia-a-dia como consumidores de produtos e serviços turísticos: quantos de nós deixamos de comprar e nos relacionar com empresas que demonstram falta de ética e descuido com o meio ambiente, com as pessoas ou com o bem-estar geral da sociedade? Qual nosso nível de preocupação em recompensar os negócios “éticos” e punir com o descaso aqueles que não fazem bem ao mundo que vivemos? Como pesquisamos e decidimos nossa preferência por hotéis, companhias aéreas e prestadores de serviços terrestres? Qual nosso nível de conhecimento e suporte de empresas que apresentam excelentes práticas sustentáveis?

Responsabilidade

Em algum momento seremos cobrados, direta ou indiretamente, por estas escolhas que fazemos ou que deixamos de exercer, mas precisamos entender que o melhor mecanismo de mudança e pressão para transformar o mundo passa por ações cotidianas dentro de nossas casas, com a adoção de hábitos responsáveis e por ensinar o aspecto ético de nossas escolhas aos nossos filhos. Tão importante quanto olhar a dor da tragédia, entender suas causas e cobrar veementemente para que jamais acontecem novamente é adotar essa postura preventiva em nossas escolhas diárias, seja dentro do supermercado, no quarto do hotel ou na hora de investir nossas economias. Se não agirmos, continuaremos espectadores e cúmplices indiretos das coisas erradas que insistem em castigar-nos. Já não passou da hora de mudar isso?