26 novembro, 2024
A Turquia é um destino fascinante em qualquer época do ano, mas no inverno, o país ganha um charme especial. Paisagens cobertas de neve, tradições sazonais e experiências únicas tornam esta estação um convite irrecusável para quem busca algo diferente. Confira cinco razões para incluir a Turquia na sua próxima viagem de inverno:
1. Menos turistas e multidões
Conhecer a Turquia durante o inverno é ideal para quem busca locais sem grandes multidões de turistas. Seus belos panoramas naturais, suas igrejas e mesquitas sublimes, monumentos e lugares como Istambul e Capadócia, são mais fáceis de explorar durante o inverno, quando você não precisa se preocupar com filas intermináveis de turistas onde quer que você vá. Também vale ressaltar que a melhor época para visitar as incríveis construções greco-romanos da Turquia é no inverno, quando estes locais costumam ficar vazios e livres para você explorar com calma. Além disso, a maior parte das visitas em Istambul por exemplo são feitas em locais fechados (Mesquita Azul, Hagia Sophia, Topkapi, Grand Bazaar entre outros).
2. Tarifas mais baratas
Levando em conta que a Turquia é mais popular durante o verão, assim como a maior parte da Europa, o turismo de inverno no país é consideravelmente mais barato em comparação com outras estações. Os preços baixos costumam enganar muitos turistas, fazendo-os pensar que a Turquia não é um lugar interessante para se visitar durante esta temporada, no entanto, há muitos benefícios em visitar durante períodos menos lotados.
3. Hammans – banhos turcos
Pode fazer bastante frio no país no inverno e, nesses dias frios, não há absolutamente nada no mundo que o aqueça tanto como um dia de Hammam! Passe algumas horas relaxando com massagens, banho de vapor, pedras quentes e revigore seu corpo e sua alma em um hamam tradicional. Entre os mais bonitos do país está o Kılıç Ali Pasha do século 16, que recentemente passou por uma restauração multimilionária que o devolveu à sua glória original. Uma das 56 casas de banho projetados pelo lendário arquiteto otomano Mimar Sinan, o complexo foi construído para Kılıç Ali Pasha, um ex-escravo italiano que se tornou almirante que, segundo a lenda, foi a inspiração para o Dom Quixote de Cervantes.
4. Paisagens Encantadoras
Possivelmente, a melhor coisa sobre o inverno na Turquia é o quão bonito o destino fica. As baixas temperaturas trazem consigo um clima melancólico e charmoso por todo o país. Em dias de neve, observar a Hagia Sophia, a Mesquita Azul e todos os outros locais históricos cobertos de branco é realmente um espetáculo para ser visto. Uma das ruas mais visitadas de cidade, a Istiklal ganha uma atmosfera aconchegante no inverno, em comparação com as outras três estações. O Vale da Capadócia também fica especialmente lindo em dias em neve, e passar um tempo observando o horizonte da região desde seu hotel caverna te deixará em êxtase!
5. Gastronomia convidativa em temperaturas frias
A comida turca é sem dúvida um dos melhores atrativos do país, não importa a estação! No entanto, o inverno é uma época propicia para se esbaldar na gastronomia do destino, seja nos ótimos restaurantes de suas cidades ou na comida de rua de Istambul. Contando com muitos pratos quentes e assados, a culinária turca pode manter qualquer um aquecido e feliz durante uma estadia de inverno no país. Além do famoso café turco, uma boa pedida em dias frios é o Sahlep, uma bebida de leite de mástique quente, açúcar e farinha de tubérculos de orquídea, servida com canela. Muitos turcos bebem por suas supostas qualidades terapêuticas, mas também é incrivelmente delicioso e o antídoto perfeito para um dia frio de inverno.