CAMINHOS PORTUGUESES PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA

O Caminho de Santiago, que culmina sempre na chegada a Santiago de Compostela, na região da Galícia, Espanha é composto por diferentes rotas: Caminho Francês, Caminho Primitivo, Caminho de Inverno, Caminho Inglês etc.

Em território português são identificados três percursos principais: o Caminho da Costa, que começa no Porto, passa pelo Minho e entra em Espanha por Valença; o Caminho Interior, que segue de Viseu para Vilarelho da Raia, em Chaves; o Caminho Central Português, o mais percorrido, desde a Sé de Lisboa, passando por Tomar, Coimbra e Porto. Além destes, há ainda percursos que atravessam o Alentejo, a Beira Interior e Trás-os-Montes.

Uma viagem sem igual

Seja qual for a rota escolhida, a paisagem ao longo da jornada é repleta de contrastes e belezas naturais, de bosques a montanhas, de campos cultivados ao litoral recortado, de povoados a pradarias, de surpresas arquitetônicas a monumentos cheios de história e herança cultural.

O valor religioso, a beleza dos locais por onde passam e um cada vez maior interesse pelas atividades físicas de exterior, tem levado a que sejam percursos cada vez mais procurados pelos turistas europeus, mesmo aqueles que não professam qualquer fé. Além disso, ao contrário dos peregrinos de antigamente, o turista moderno pode hoje escolher quais os percursos que quer fazer e assim conhecer apenas as zonas que lhe despertam interesse, sem o compromisso de uma peregrinação a pé, extensa e difícil. O caminho de Santiago de Compostela é hoje, além de um roteiro místico, uma oportunidade de contacto com a natureza e a história, para a prática do desporto, para o convívio com amigos e até para a gastronomia.


2021 marcou a celebração de mais um Ano Jacobeu, mas celebrações por conta da pandemia foram atrasadas para 2022 – um pretexto mais do que especial para fazer a sonhada viagem pelo mítico Caminho de Santiago aproveitando uma programação ao longo das cidades e povoados do roteiro.  No Ano Xacobeo, na tradução em espanhol, as chamadas Rutas Jacobeas do Caminho de Santiago recebem diversos eventos – shows, exposições, palestras, mostras de cinema, atividades educativas, culinária etc. – ao longo das festividades.

 A OSIRIS DMC possui uma longa tradição na operação de grupos e viajantes individuais que buscam fazer diferentes trechos do Caminho de Santigo, seja a pé, de bicicleta, trem ou ônibus. Contate o time da OSIRIS e solicite uma proposta personalizada! O contato principal é pedro.santos@osiris.pt