O RAMADÃ SE APROXIMA! O QUE ESPERAR DE UMA VIAGEM A DUBAI NESSE PERÍODO

Em 2022, o Ramadã acontecerá entre 01 e 30 de abril. Veja como isso pode afetar a experiência de um passageiro em Dubai!

Na cultura islâmica, o Ramadan é o mês mais sagrado do ano – uma época em que os muçulmanos marcam e observam o momento em que Alá deu os primeiros capítulos do Alcorão ao Profeta Maomé em 610. Durante esse período, os muçulmanos oram, praticam caridade e abstêm-se de comer e beber do nascer do sol ao pôr do sol. A quebra do jejum só pode ocorrer ao pôr do sol, em uma refeição conhecia como Iftar.

O que isso significa para os não muçulmanos?

Durante o dia espera-se que os não-muçulmanos sigam as mesmas regras do jejum quando em público, no entanto, é possível comer e beber em privado. Alguns restaurantes e cafés, dentro e fora dos hotéis, fecham até o pôr do sol. A maioria das grandes boates fecha para o Ramadã, no entanto, bares, pubs e lounges geralmente permanecem abertos, embora só sirvam álcool após o pôr do sol.

Beber e comer em público durante o dia é considerado muito ofensivo e pode até gerar multa ou repreensão da polícia. Se uma pessoa quer comer ou beber durante o dia no Ramadã, deve fazê-lo em ambientes fechados ou em áreas protegidas dentro de locais públicos.  

Como os não-muçulmanos podem se envolver?

Na região do Golfo, muitos eventos de Iftar e Suhoor (pequena refeição feita antes do nascer do sol) são realizados como maneira de reunir toda a comunidade. Mesmo se você não estiver em jejum, ainda poderá participar. Atrativos, parques e museus funcionam normalmente?

Os negócios em geral em Dubai abrem durante o Ramadã, mas vale notar que alguns, incluindo atrativos e parques podem ter horários de funcionamento reduzidos. Como Recomendamos checar caso a caso previamente ao embarque.