Conheça Balat, um dos bairros mais charmosos de Istambul

Mais uma dica da Tekser Travel para a viagem de seus clientes em Istambul!

Balat é um dos bairros mais antigos e charmosos de Istambul, e no momento que você pisa em suas estreitas ruas de paralelepípedos e edifícios históricos, você sente uma atmosfera diferente de qualquer outro lugar. O distrito está literalmente escondido na cidade, situado além das margens de Eminönü ao longo do Corno de Ouro (Golden Horn).

Talvez a parte mais marcante de Balat sejam suas casas coloridas pelo bairro. A maioria delas tem mais de 50 anos e, em alguns casos, até 200 anos. Essas casas históricas de madeira estão entre os edifícios mais fotografados da cidade e, devido à sua popularidade, muitas dessas ruas agora oferecem cafés e restaurantes para você parar e admirar o cenário. O bairro em si é incrivelmente acolhedor, com muitas famílias que moram ali há gerações. Você encontrará moradores que ficarão muito felizes em falar com você e perguntar sobre sua experiência e, como veremos, muitos dos habitantes locais têm uma história bastante diversa!

Balat é um bairro que tradicionalmente é o lar de minorias na cidade, com muitas famílias judias e ortodoxas gregas morando ali. A impressionante Fener Greek High School ainda está em funcionamento e você pode vê-la de muitos ângulos diferentes. Ao longo da costa está uma igreja búlgara, com fundições de ferro fabricadas em Viena e um campanário que foi um presente da Rússia. Você verá muitas igrejas e sinagogas pelo bairro, como a Sinagoga Yanbol construída por imigrantes búlgaros, a Igreja Vaftizci Yahya, considerada uma das igrejas mais exclusivas do mundo, construída durante o período otomano. Resumindo, este bairro é um dos mais diversificados da cidade e seus edifícios históricos e residentes dão essa sensação no segundo que você anda por ele.

A diversidade do bairro reflete nas opções de comida disponíveis, e os cafés e restaurantes são verdadeiramente espetaculares. Vire uma esquina e você está passando por um dos cafés mais antigos da cidade, vire em outra e você tem o meyhane mais antigo da cidade, um tipo de restaurante tradicional. Os mercados ao longo das sinuosas ruas de paralelepípedo são famosos em toda a cidade por venderem produtos tradicionais e produtos frescos, e apenas o ambiente do bairro é suficiente para fazer um passeio pelos mercados valer a pena. Você não encontrará grandes nomes de marcas em Balat, mas poderá comprar coisas que só ali podem ser encontradas.

Agradecimento: Goturkey.com