6 incríveis Bibliotecas & Livrarias pelo mundo

Bibliotecas e livrarias guardam riquezas culturais imensuráveis de um país. Separamos uma lista com 6 joias espalhadas pelo mundo que impressionam por sua história, arquitetura e design.

Livraria de Girolamini, Nápoles (Itália)

Fundada em 1586, a Biblioteca de Girolamini é uma das bibliotecas mais antigas da Itália. De acordo com a BBC, a biblioteca já foi o lar de obras extremamente raras, incluindo uma edição de 1518 da Utopia de Thomas More e a obra Sidereus Nuncius de Galileu, de 1610, que contém mais de 70 desenhos da lua e das estrelas. No entanto, ao longo dos anos, essas obras foram saqueadas por ladrões, muitos das quais nunca foram recuperados.

Biblioteca de Tianjin, Tianjin (China)

A Biblioteca Tianjin Binhai é um espaço futurístico que foi inaugurado recentemente em outubro de 2017. Projetada pelos arquitetos holandeses MVRDV em colaboração com o Instituto de Planejamento Urbano e Design de Tianjin, a biblioteca faz parte de um plano maior para lançar um distrito cultural em Tianjin. O destaque da biblioteca é o auditório: com uma peça central esférica que se parece com uma íris dentro da abertura em formato oval, o átrio foi apelidado de “O Olho”. Dentro do átrio, estantes de livros estendem-se do chão ao teto, ondulando conforme você olha para cima, como se seguissem o contorno de um orbe luminoso. A maioria dessas prateleiras do chão ao teto de aparência futurista são pintadas para parecer que estão cheias de livros, mas, na realidade, muitas das capas no corredor são imagens impressas. Os livros reais são armazenados em outras salas do edifício.

Biblioteca do Palácio de Mafra, Mafra (Portugal)

Se elegância e grandiosidade são o que você busca em uma biblioteca, você precisa conhecer a biblioteca do Palácio de Mafra, em Portugal. A imensa biblioteca abriu suas portas pela primeira vez em 1771, mas guarda obras muito mais antigas do que o próprio edifício. Ela contém a impressão da primeira edição do Nuremberg Chronicle, publicada em 1493, o Theatrvm Orbis Terrarvm de Ortelius, publicado em 1595, e a primeira enciclopédia, conhecida como Diderot et d’Alembert, publicada em 1772. Mas, infelizmente, nem qualquer pessoa pode retirar livros deste lugar de adoração bibliófila. Conforme a biblioteca explicou em seu site, “A Biblioteca está aberta a pesquisadores, historiadores ou acadêmicos, cujo objeto de estudo justifique o acesso a este acervo”. Não se preocupe, você ainda pode fazer um tour pela biblioteca quando ela estiver aberta.

Livraria do Monastério de St. Florian, Sankt Florian (Áustria)

A biblioteca do Mosteiro de St Florian é uma das antigas e mais impressionantes da Áustria e de toda Europa. O belíssimo salão principal em estilo barroco impressiona pelas poderosas estantes de livros que praticamente isolam a esfera do espírito. O colorido afresco do teto (1747) de Bartolomeo Altomonte e de Antonio Tassi mostra o casamento da virtude e da ciência sob a proteção da religião. A biblioteca do Monastério possui um número total de 150.000 volumes, dos quais 108.000 volumes (60.000 títulos) datam de antes de 1900.

Livraria do Trinity College, Dubin (Irlanda)

A história da Biblioteca remonta ao estabelecimento do Colégio em 1592 e é a maior biblioteca da Irlanda. Hoje tem mais de 6 milhões de volumes impressos com extensas coleções de periódicos, manuscritos, mapas e música refletindo mais de 400 anos de desenvolvimento acadêmico. O mais famoso de seus manuscritos, o Livro de Kells e o Livro de Durrow, foi apresentado por Henry Jones, bispo de Meath e ex-vice-reitor da Universidade, na década de 1660. Outras coleções especiais incluem a coleção Ussher adquirida em 1661 e a coleção Fagel de 1802.

Biblioteca da Mesquita de Al Qarawiyyin, Fez (Marrocos)

Fez é uma das 4 cidades imperiais do Marrocos e já foi a capital do país, onde muitos sultões reinaram no passado. Esta cidade incrível tem uma história rica e vibrante, desde os curtumes mais antigos do mundo até a biblioteca mais antiga do mundo na Mesquita Al-Qarawiyyin. Foi em 859 d.C quando Fatima El-Fihriyathe decidiu construir uma universidade com sua própria biblioteca, para ela e os intelectuais de seu tempo. A universidade é apenas 30 anos mais nova que a cidade de Fez e foi construída ao mesmo tempo que a álgebra estava surgindo.