Maldivas é um destino para incentivos?

Não é novidade, as Ilhas Maldivas se tornaram um dos destinos mais cobiçados por viajantes brasileiros. O destino teve nos últimos anos um boom de oferta e tornou-se um dos principais hits mundiais do turismo de alto padrão. Entre as operadoras de viagens de luxo, é um dos destinos mais vendidos e buscados principalmente por casais em lua de mel. Mas e para viagens de incentivo, devemos oferecer o destino para clientes corporativos? A resposta certamente depende de um conjunto de fatores, entre eles a característica da marca, os objetivos da campanha e o perfil dos premiados. Existem, no entanto, premissas que podem nos indicar a viabilidade de um projeto no destino.

1)Budget

As Maldivas são um dos dez destinos mais caros do mundo. Praticamente tudo no país é importado, quase nada é cultivado ou fabricado lá. Partindo desse princípio, há que se considerar ainda que há uma variação enorme de preços entre os mais de 150 resorts existentes. Mesmo na categoria luxo, o espectro de preços pode ser bastante variado, e, portanto, saber o budget que o cliente está disposto a investir no projeto é fundamental para buscar as opções adequadas.

2) Hospedagem

As Maldivas são um destino peculiar. Não há realmente atrativos para além daqueles encontrados na sua própria ilha e hotel. Cada resort tem suas próprias regras e restrições sobre o que é permitido e o que não é. Cada rede ou hotel boutique tem seu próprio estilo e toques exclusivos. Do luxo rústico à opulência tradicional ou contemporânea. O que é apropriado para cada grupo depende das preferências pessoais dos premiados e estilo de viagem. Existem cadeias globais como Four Seasons, Soneva, St. Regis, cadeias asiáticas como Anantara, Banyan Tree, Shangri-La, cadeias regionais como Taj, Atmosphere e outras. A grande maioria dos resorts possui entre 110 e 150 acomodações, o que permite a operação de grupos de até 250 pessoas com facilidade, mas atenção para às categorias dos apartamentos, elas costumam variar bastante dentro de uma mesma propriedade. Se você estiver lidando com um grupo grande, não espere conseguir acomodar todos os passageiros em um bangalô sobre a água, por exemplo. Há algumas opções ainda maiores, como o Paradise Island Resort (284 aptos), Lux South Ari Atoll (197 aptos), Riu Atoll e Riu Palace (440 aptos).

3) Logística

A partir do Brasil, o caminho mais rápido para chegar às Maldivas é via oriente-médio. A capital Malé está a cerca de 4 horas de voo de Dubai e 5 horas de Doha. As Maldivas são compostas por 1.200 ilhas em 26 atóis naturais. Apenas cerca de 200 ilhas são habitadas. Cada resort está localizado em sua própria ilha independente. Portanto, em cada ilha há apenas um resort. Algumas destas ilhas podem ser alcançadas de lancha a partir do Aeroporto Internacional de Malé e outros somente em uma viagem de hidroavião. Os hidroaviões operam apenas entre o nascer e o pôr do sol. O ideal é programar a chegada em Malé em um horário que viabilize o traslado imediato ao hotel. Os deslocamentos entre ilhas são feitos de barco.

4)Alimentação

Todas as refeições terão de ser feitas nos restaurantes do próprio hotel escolhido. A grande maioria dos hotéis não é all-inclusive, mas você poderá negociar os planos de refeições do grupo com antecedência. Isso faz muito sentido e pode economizar muito dinheiro.

5) Clima

Maldivas é ensolarada durante a maior parte do ano. Semelhante aos países tropicais, as Maldivas têm uma estação seca e uma chuvosa. O período mais seco é de janeiro a março, enquanto o período de chuvas progride de meados de maio a novembro. Há pouca ou nenhuma mudança na temperatura entre as estações. Em média, a temperatura diária pode oscilar de 31°C durante o dia a 23 °C à noite.  Durante a estação seca, você tem a garantia de um sol lindo e brilhante. Consequentemente, os mares são serenos com céu azul claro. Há apenas chuvas esporádicas durante esta temporada. Portanto, esta é a melhor temporada para se bronzear, observar o pôr do sol e mergulhar. A estação chuvosa traz chuvas torrenciais para as Maldivas. Tempestades ocasionais e ventos fortes são a norma nesta temporada. No entanto, o sol aparece mesmo durante a estação das chuvas, irrompendo do céu nublado.

6) Atividades

A principal coisa a se fazer nas Maldivas é simplesmente relaxar. Esportes aquáticos, pesca, e mergulho estão entre as principais atividades disponíveis. Além disso, os experts da Creative Travel podem organizar série de atividades de team-bulding e festas temáticas que tornaram a estada de seus passageiros bastante divertida!

7) Equipamentos e itens personalizados

Lembre-se que praticamente tudo nas Maldivas é importado. Portanto, todos os itens personalizados normalmente utilizados em uma viagem de incentivo terão de ser produzidos fora de lá e transportados previamente à chegada do grupo (totens e placas de sinalização, cardápios, presentes personalizados etc.). O mesmo se aplica à alguns tipos de equipamentos de áudio e vídeo. Caso seu projeto requeira a utilização de palcos sofisticados, incluindo complexa sonorização e iluminação, boa parte dos equipamentos terá de ser trazida da Índia. A Creative Travel é o DMC mais experiente quando se trata da operação de incentivos nas Maldivas. Eles venceram um SITE Crystal Award pela operação de um complexo incentivo da Amway Europa (Confira aqui http://agbrands.com.br/2018/02/28/site-crystal-award-da-creative-travel).

8) Segurança

As Maldivas foram um dos primeiros países a reabrirem suas fronteiras após o lockdown imposto pela pandemia do COVID-19. Os turistas internacionais (incluindo brasileiros) não precisam cumprir quarentena na entrada do país, mas precisam apresentar um teste negativo de coronavírus feito até 96 horas antes da chegada. Os organismos oficiais do país implementaram rapidamente medidas sanitárias que visam a proteção e segurança dos turistas, que foi rapidamente adota pelos hotéis.

As Maldivas são realmente o paraíso na terra. A água, a comida, os spas, os resorts – tudo contribui para uma experiência inesquecível. Contate os especialistas da Creative-Travel pra saber mais sobre o destino e planejar a viagem de seus clientes.