Dia Internacional do Rock

No dia 13 de Julho é comemorado o Dia Internacional do Rock. Para celebrar, selecionamos alguns dos maiores clássicos do rock and roll que foram inspirados em diferentes lugares do mundo! Confira a lista completa e acesse nossa playlist no Spotify.

 

Penny Lane, Beatles – Inglaterra

Até hoje a música Penny Lane, dos Beatles, é considerada uma das melhores descrições da vida na Inglaterra, especialmente em Liverpool. Nome de um bairro e também de uma rua, o local inspirou o quarteto com pequenos detalhes.

Os versos mencionam um “barbeiro com fotografias de todas as cabeças que teve o prazer de conhecer”, que fazia toda a gente “parar e dizer olá”, “tinha um bombeiro com fotografias da rainha no bolso”, etc. Essa era a vida “debaixo dos azuis céus suburbanos” de Liverpool.

Seven seas of Rhye, Queen – Zanzibar

Uma das músicas mais misteriosas da icônica banda Queen, foi inspirada em Zanzibar, ilha africana em que o vocalista Freddie Mercury nasceu. Como em outras músicas, a banda une uma introdução de piano, guitarras pesadas, solo de guitarra, vocal de ópera, um coro ruidoso com vozes de festas e vários outros elementos para criar a atmosfera de um mundo fantástico!

Powerslave, Iron Maiden – Egito

Inspirados no Faraó Tutankhamon, do antigo Egito, a banda britânica Iron Maiden compôs a música Powerslave, que retrata os momentos finais de vida de um faraó, que questiona sua suposta divindade.

China Girl, David Bowie – China

A música China Girl, famosa na voz do David Bowie, foi composta em parceria com o Iggy Pop, outro ícone musical do Rock, e teve como inspiração uma antiga paixão de Iggy. Mais do que uma canção de amor, China Girl foi uma crítica ao racismo e se tornou uma das faixas mais tocadas da época!

Kashmir, Led Zeppelin – Marrocos

Um dos maiores hits do rock é a música Kashmir da banda Led Zeppelin. Com um riff de guitarra marcante e uma melodia hipnotizante, a canção foi composta por Robert Plant em 1973, quando a banda visitou o deserto do Saara para o festival internacional do Marrocos.

Clique aqui para ouvir nossa playlist completa