Travel Tips by Avant Garde – Vietnã

Experiências de viagem no Vietnã por Jeverson Zanini:

O Vietnã é um destino que oferece muito ao viajante. Com natureza incrível, áreas rurais praticamente intocadas, agitadas metrópoles, rico em história e multicultural, o país é um prato cheio para àqueles que curtem muitas atividades e experiências locais que vão além dos sightseeings tradicionais. Explorá-lo por completo demanda muitos dias, já que são vários os pontos de interesse e locais que apresentam diferentes facetas do país. Por outro lado, as conexões áreas são fáceis e curtas, e os preços relativamente baratos, o que é um convite para uma viagem mais pausada, sem correria. Como minha viagem incluía outros países do sudeste asiático, optei por um itinerário de 7 noites cobrindo o que pode ser considerado o básico: Hanói, a capital de mais de 8 milhões de habitantes e a Bahia de Ha Long, ao norte; Hoi An, uma charmosa e antiga cidade patrimônio da Unesco no centro do país e; Ho Chi Minh, também conhecida como Saigon, ao sul.

Dentre todos os passeios e atividades que fiz, alguns nem sempre são considerados por turistas, mas aqui está minha lista de imperdíveis experiências de viagem no Vietnã:

Jantar no Restaurante Home Hanói

O Home Hanói não é nenhum segredo, o restaurante é muito popular e figura entre as sugestões de vários guias de viagem. Não perca! Ele fica em uma casa de estilo colonial francês e oferece o melhor da culinária vietnamita, com atendimento cordial e ambiente aconchegante. Foi a minha melhor refeição no Vietnã!

Passeio de Caiaque em Ha Long Bay

A beleza da baía de Ha Long dispensa comentários, e o jeito mais recomendado de explorá-la é de barco. As empresas que oferecem o cruzeiro de uma noite em charmosos barcos tradicionais também oferecem atividades “off-boat”, como visitas às praias e cavernas da região, bem como passeios de caiaque ou barcos de bambu tipicamente vietnamitas. Remar nas águas esverdeadas da baía te permitirá se distanciar um pouco dos barcos e outros turistas, chegar mais próximo aos paredões de rocha e vegetação, e até entrar em cavernas inundadas!

Passeio de Bicicleta em Hoi An

Hoi An é um daqueles lugares dos quais você não quer ir embora. Essa antiga cidade portuária conserva muito bem traços de seu passado comercial do século XV e XVI, mesclando arquitetura e costumes chineses, japoneses, franceses e de todo sudeste asiático. Explorar o centro histórico da cidade e suas lanternas, lojinhas, cafés e restaurantes é um dos passatempos preferidos dos turistas, mas Hoi An esconde a poucos quilômetros do centro estradinhas rurais, vilarejos e plantações de arroz. Um passeio de bicicleta por essa região é como voltar no tempo, onde você poderá observar o modo de vida simples e tranquilo de muitos vietnamitas.

Vespa Tour em Saigon

A relação motocicleta por habitante em Ho Chi Minh é de praticamente um pra um! São quase 8 milhões de scooters que se movimentam freneticamente pela cidade. Portanto, explorar a mais cosmopolita e moderna das cidades vietnamitas em uma delas é uma experiência que te fará sentir-se como um local! Um dos tours oferecidos pela Destination Asia combina o passeio de scooter com um street food  tour. Com o auxílio de um guia, você provará a culinária local e experimentará um pouco da agitada vida noturna da cidade. 

Assistir o pôr-do-sol no Chill Sky Bar em Ho Chi Minh

O Chill Sky Bar é considerado o melhor dos rooftops de Saigon. Aqui você estará cercado de outros turistas em busca da vista espetacular a partir do 26º andar de um edifico comercial. Chegue a tempo do pôr-do-sol. Mais tarde, DJs se apresentam ao vivo e o ambiente se transforma numa balada.