Home Office Avant Garde

Trabalhar de casa durante a quarentena traz uma série de desafios e dificuldades, mas também algumas alegrias. Por isso, cada membro da nossa equipe preparou um pequeno relato sobre sua experiência nesse momento de dificuldade. Uma forma de manter toda a equipe unida, ainda que distantes.

 

Sidney Alonso – Presidente

Trabalhar em casa tem sido desafiador…estou com 2 filhos adolescentes estudando por video-conferência e aplicativos, e também com minha mulher ligada o tempo todo no sistema do seu trabalho. A banda de internet dá umas engasgadas, porque é muita gente pendurada ao mesmo tempo; quando um termina suas tarefas e quer ligar a TV ou o som precisa esperar que os outros também terminem, o que sempre gera discussões; é um exercício de paciência, de ceder espaço e de criar uma convivência harmoniosa com as limitações físicas que nos são impostas, mas é a ÚNICA COISA CERTA a se fazer neste momento.

Jeverson Zanini – Diretor

Adaptar-se ao home office com uma criança de 2 anos extremamente ativa em casa não têm sido tarefa das mais fáceis. Eu e minha esposa precisamos conciliar o trabalho com muitas pausas pra distrair o moleque! Entre telefonemas e vídeo-conferências as interrupções são inevitáveis, mas tudo é levado na esportiva! Por outro lado, tenho me surpreendido com o quão engajadas as pessoas podem estar mesmo a distância, temos feito muitos treinamentos online e é impressionante os números de adesão. Creio que esse período será um divisor de águas e nos fará repensar bastante nossa relação com o trabalho.

DCIM\100GOPRO\GOPR1291.JPG

Rosina Gomes de Freitas – Business Development Manager, Argentina

Durante a quarentena, tive que mudar os horários, faço home office há 13 anos e sinto falta de ver meus clientes pessoalmente. Meu local de trabalho não mudou muito, nesse espaço o objeto mais especial é minha cadeira muito confortável e antiga que pertenceu ao meu avô Martín. Eu a trouxe do Uruguai há alguns anos e é a coisa que mais me traz lembranças de minha outra vida. Meu dia começa uma hora mais tarde que o habitual e termina mais tarde também, assim consigo passar tempo com a família assistindo um filme ou curtindo um momento em nossa varanda, onde almoçamos e jantamos aproveitando o clima agradável, eles têm mais tempo livre do que eu hehehe. Foi necessário organizar rotinas que eu normalmente não tenho, como fazer a faxina completa pela casa onde conto com a ajuda de minha filha Cata, e auxiliar toda a família suas necessidades diárias que agora precisamos resolver em casa. Encontrar tempo para tirar as crianças do mundo virtual e cumprir suas obrigações, responsabilidade com o estudos e ter alternativas de entretenimento, principalmente com o Felipe (9), a Catalina (14) já consegue se virar sozinha. Sabemos que a Internet não funciona normalmente porque toda a população está conectada e o sistema está à beira do colapso, o mesmo acontece em casa, 4 pessoas conectadas muitas vezes piora a conexão, mas meu trabalho também é a prioridade de todos. Espero ansiosamente por um novo tempo após a pandemia e recomeçar mais uma vez com muita força e fé.

Ofelia Barrios – Business Development Manager, México

Trabalho em casa há mais de cinco anos e considero que é um privilégio que poucos podem ter, definitivamente não é fácil, nem para todas as pessoas. Tenho uma rotina muito bem estabelecida e que mantive o máximo possível durante essa pandemia, apesar de agora estar trabalhando em um ritmo muito mais lento, tento manter o máximo possível; acordo cedo, me exercito, tomo café da manhã e começo meu dia de trabalho, a maior parte da manhã passo telefonando para colegas e amigos do nosso mercado e à tarde fazendo follow-ups e respondendo a e-mails, não é fácil quando você está acostumado a um ritmo de vida que não para, mas todos os dias tento me sair melhor, pensar em todas as coisas boas que nos esperam quando isso acabar me dá forças para continuar.

Isabel Fernández – Business Development Manager, Colômbia

Nas circunstâncias atuais precisamos aproveitar o momento para nos fortalecer, e é por isso que em nossas casas estamos criando ferramentas para voltar mais forte. No meu caso, tenho dois animais de estimação que querem aproveitar o tempo que passo com eles em casa e estão constantemente procurando cuidados e carinho. São como crianças que nunca crescem e carregam o melhor de mim.

Victor Zuchetti – Leisure Business Manager, Brasil

Trabalhar de casa pode parecer o paraíso de início, mas depois de duas semanas de quarentena já consigo sentir saudades de pegar o transporte público pra chegar no escritório! Tenho tentando criar uma rotina que me ajude a superar o confinamento, me programando para os Jobs que tenho no dia-a-dia, fazendo exercícios físicos pra liberar um pouco de energia e dedicando um tempo para leitura. Também estou tendo tempo de finalizar aquelas tarefas que nunca saem da lista dos “To do’s”, como atualizar banco de produtos e outros trabalhos que nunca tem fim. Fora isso, só me resta ficar em casa esperando pelo melhor!

Ganesha Montero – Sales Assistant

Estamos entrando em nossa terceira semana de home office, e posso dizer que desde a primeira semana sinto falta de meu local de trabalho e, acima de tudo, do ambiente do escritório que apenas seus colegas conseguem proporcionar. Na minha casa, somos vários amigos que moram juntos e todos nós nos apoiamos procurando atividades para fazer. Depois do nosso dia de trabalho, nos juntamos para jogar Monopoly, conversamos bastante e nos divertimos juntos. Continuo me mantendo ocupada e motivada com o meu trabalho e consigo praticar esportes ainda mais do que antes da quarentena. Para mim, esse período é o de aprender a nível social e individual, a olhar para dentro, reavaliar e nos reinventar em uma versão melhor de nós mesmos. .

Lucas Mendonça – Sales Assistant

A minha rotina antes era muito corrida, tendo que conciliar faculdade, trabalho e outras tarefas; quase não me sobrava tempo para respirar! Agora, aproveito o tempo para analisar as coisas com mais calma, refletir e cuidar das pessoas que amo. O momento nos faz sentir falta do calor humano, seja ele através de um aperto de mão ou um abraço. O que tem sido um dos maiores desafios, além de lidar com o fato de que o meu quarto se tornou também minha sala de aula e escritório de trabalho. De qualquer forma, faço chamadas de vídeo com meus amigos para diminuir a saudade, e também aproveito o tempo livre pra me exercitar enquanto espero por dias melhores.

Thais Venâncio – Office Managemente & Finance, Brasil

Ter que adaptar toda a minha rotina do escritório para casa não foi fácil no início, com toda a família em casa, fica difícil achar um lugar mais silencioso para se concentrar ou fazer um call, além de sentirmos falta de pequenas coisas do dia-a-dia que a gente acaba não reparando como nos faz bem, como almoçar com a equipe, por exemplo. O melhor lado de tudo isso foi que eu ganhei “horas a mais” no meu dia (costumo gastar bastante tempo com deslocamento de casa para o trabalho), então coloquei em prática várias atividades que eu já queria iniciar a meses, mas sempre adiava por falta de tempo ou preguiça mesmo, comecei a fazer yoga, exercícios físicos, estudar… Acredito que todos estão sentindo falta da sua rotina e principalmente de ver pessoas, mas infelizmente o momento agora é de ficar em casa e cuidar de quem amamos até que tudo isso termine e possamos voltar com toda a energia do mundo!

Eddie Terzi – Designer & Brand Planner

Muitos familiares trabalham na área a saúde e por isso é inevitável ficar preocupado com eles nesse momento, mas estão todos bem, cuidando de quem precisa e enchendo nossa família de orgulho! Eu sempre fui uma pessoa caseira, moro com a minha esposa, que também está trabalhando de casa e nossa vizinhança é tranquila. Por isso, me adaptar ao trabalho em casa não foi uma grande dificuldade. O verdadeiro desafio tem sido resistir a tentação de continuar trabalhando noite adentro para atender a todas as demandas que vão se multiplicando em um momento tão importante para a comunicação digital. Outro ponto curioso de toda essa situação é como eu passei a valorizar os pequenos detalhes da minha antiga rotina; um desses detalhes que eu sinto falta, por exemplo, é caminhar! O caminho que eu percorria a pé do metrô até o escritório, e que às vezes até me irritava, agora me dá saudade. De qualquer forma, me considero privilegiado por poder me ocupar trabalhando e fazendo planos para o futuro!