SITE – Society For Incentive Travel Excellence

Por Sidney Alonso, fundador da Avant Garde e Vice-Presidente SITE South America:

A SITE é a única associação de alcance global dedicada exclusivamente ao desenvolvimento, crescimento e fortalecimento das viagens como premiação em programas de incentivo corporativos, focando-se nas seguintes áreas: 

  1. crescimento e certificação dos profissionais da indústria;
  2. estudos, pesquisas e análises sobre comportamento, ambiente de negócios, impacto econômico e sustentabilidade;
  3. propagação de tendências, novidades e técnicas para aumentar a efetividade das viagens de incentivo como premiação;
  4. networking e ampliação da rede mundial de fornecedores e profissionais especializados no segmento.

Sou membro do SITE desde 2011 e este ano assumi a vice-presidência do “capítulo” (Chapter) Sul Americano, que possui 74 membros em 8 países do continente. Como vice-presidente e membro do conselho diretivo meu trabalho é ajudar a implementar as políticas de desenvolvimento e fortalecimento na região, focadas nas áreas de:

  1. manutenção de um quadro associativo forte e estável, com membros participativos e engajados na filosofia da associação;
  2. planejamento e execução de eventos, seminários, sessões educacionais e certificações profissionais (CIS e CIP);
  3. tradução da estratégia global da associação em ações regionais
  4. conquista de novos associados.

Os maiores desafios como membro ou diretor em qualquer associação são sempre manter os associados engajados e motivados a participar ativamente, sem que exista qualquer benefício direto e tangível, exceto o “networking” frequente, bem como demonstrar o “valor” do trabalho associativo para todos os membros. Os profissionais necessitam entender que sua participação produz ganhos de longo-prazo em seu conhecimento e na absorção de novas técnicas e experiências, mas é fundamental estudar e integrar-se constantemente para obter estes ganhos. Também é desafiador administrar o tempo necessário para desenvolver a associação ao mesmo tempo que me dedico ao meu negócio, tentando não negligenciar qualquer dos lados.