Relatos da Quarentena – Destination Asia China

Enquanto o surto de Coronavírus (COVID-19) continua e o número de países afetados aumenta, o turismo a nível global vem experimentando um impacto sem precedentes devido às restrições de movimento, medo e tentativas de controlar a disseminação do vírus. Além disso, muitos países têm adotado a quarentena compulsória para achatar a curva de crescimento do número de infectados, o que tem afetado o cotidiano de cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta. Na China, onde a população luta contra o vírus há alguns meses, agora é possível vislumbrar a esperança da vida cotidiana voltar lentamente ao normal. Durante esses tempos difíceis, nossos colegas da Destination Asia China trabalhando remotamente de suas casas querem compartilhar suas experiências através de relatos pessoais de como enfrentaram meses de solidão. Com os depoimentos a seguir, nossos parceiros querem enviar mensagens de apoio e esperança para nós que estamos no início de uma longa quarentena.

Linda Wang – Managing Director, Pequim

Estamos em Pequim desde o início do COVID-19. Minha família e eu não viajamos no feriado do Ano Novo Chinês, o que significa que estamos em condições de quarentena há mais de dois meses. Para elevar o humor e tirar o pijama, um grupo de amigas e eu começamos um Desafio de Estilo. Todos os dias, nos vestíamos como se estivéssemos saindo para o trabalho e tirávamos fotos do resultado que seriam compartilhados em um grupo do WeChat, onde cada membro oferece apoio e companhia. Todas as manhãs durante o desafio – em vez de me sentir entediada e preocupada – tentava lembrar qual vestido havia comprado, mas nunca usado. Então eu pulava da minha cama, procurava aquele vestido, colocava um pouco de maquiagem e algumas joias. Eu me sentia como uma nova pessoa! Meu bom humor diário impactou minha equipe que consequentemente tomava decisões mais sensatas.

Karen Cheng – General Manager, Shanghai

Eu costumava ser o tipo de pessoa que vivia de comida para viagem. Meu café da manhã era feito no FamilyMart, uma loja de conveniência 24 horas. O almoço era pedido no Eleme, um aplicativo de entrega de comida. Também pedia o jantar no mesmo app, geralmente quando saía do escritório. Como o tráfego de Shanghai à noite é notoriamente ruim, costumo levar mais de uma hora para chegar em casa. Geralmente meu jantar chegava em casa antes de mim. Eu estava tentando comer de forma saudável mesmo com o delivery de comida. Nunca imaginei que minha vida culinária fosse iniciada por circunstâncias tão especiais. Ironicamente, começou durante o feriado do Ano Novo Chinês, uma data que tem tudo a ver com ficar em casa com familiares e amigos para comer bem! Pela primeira vez na vida, cozinhei dia e noite para fornecer as três refeições do dia para minha família. Como resultado da política de auto quarentena, a maioria das pessoas começou a encomendar suas compras em aplicativos de entrega. Acabei baixando nove aplicativos de entrega diferentes para atender às necessidades da minha família, parecia Black Friday ou Cyber ​​Monday! Felizmente, o suprimento conseguiu atender rapidamente à demanda e a escassez virtual durou pouco. Graças aos fortes esforços e grandes sacrifícios de todos os meus compatriotas, a vida está lentamente voltando ao normal aqui em Shanghai. E embora eu ainda não goste de cozinhar, e minha culinária ainda não seja muito boa, pelo menos ela melhorou.

Violet Shen – Account Manager, Guanzhou

Como é tradicional no Festival da Primavera, no final de janeiro voltei para minha cidade natal de Guangzhou para comemorar o feriado com minha família. Em resposta ao Coronavírus que se espalhou por todo o país no início de fevereiro e gradualmente assumiu as manchetes de notícias em todo o mundo, decidi não voltar para Shanghai, onde trabalho, mas ficar com minha família em Guangzhou. Eu brinco com minha família que essas são as mais longas férias de inverno que já tive! Para aproveitar ao máximo essa oportunidade, meu foco diário mudou mais do trabalho para a família. Estou passando bastante tempo com meus avós, que já passam dos 80 anos de idade. Minha avó sofre de demência e continua falando sobre os velhos tempos e sobre pessoas de sua juventude, muitas vezes repetindo as mesmas histórias em seu denso dialeto Hakka, uma língua bastante distinta do chinês mandarim e do cantonês. Meu avô ainda tem uma mente clara, embora sua saúde tenha se deteriorado nos últimos anos. Além do trabalho doméstico, passo a maior parte do tempo sentado com eles, ouvindo as histórias da minha avó, brincando e conversando sobre as novidades com meu avô.

Vera Yan – Account Manager, Pequim

Por causa da COVID-19, tenho mais tempo livre depois do trabalho durante esses dias. Para manter a rotina, implementei uma programação diária para continuar minhas atividades regulares e minha atitude positiva. De manhã, costumo passar de duas a quatro horas trabalhando. Além de lidar com os e-mails do dia-a-dia, também comecei a me preparar para quando tudo se acalmar, criando novos produtos, como passeios ecológicos pelo país e pequenos tours para passageiros de longas escalas pelo país. Minhas tardes foram dedicadas a aprofundar meu conhecimento sobre a história e cultura chinesa. Eu aprendo sobre nossa história com uma xícara de chá de acordo à tradição e pratico caligrafia e pintura, artes tradicionais milenares.