A Nova Índia

Há 11 anos, viajei para a Índia pela primeira vez, uma viagem que me marcou muito. E agora, mais de uma década depois a Índia me marca novamente.

Trabalhando há 12 anos com o destino e o pessoal da Creative Travel, inconscientemente aprendi muito sobre sua cultura. Fui incorporando conhecimentos que fazem com que o nosso trabalho flua, seguimos um ritmo de equipe que não para, apesar da diferença de 8h30 por conta da latitude e de estarmos em lados opostos da terra.

Nesta nova viagem, o mais impressionante foi a mudança pela qual a Índia passou como país em sua infraestrutura, rodovias, aeroportos, companhias aéreas, os bairros em Nova Déli, novos hotéis, estacionamento e até as vacas em Nova Délhi não são mais vistas nas ruas como antes. Shopping centers com marcas de luxo e de vanguarda, supermercados, casas de tecnologia, o novo mundo em uma cultura de 5000 anos com os toques espirituais que a religião dá.

A Índia de hoje evoluiu em infraestrutura, se desenvolve muito rapidamente, mas mantém o essencial de seu povo, hospitalidade, espiritualidade, as características da religião. Enfim, tudo o que a torna uma terra única.

Sem querer, nossa mente tenta comparar aquilo o que já conhecemos com o que estamos vendo naquele exato momento, tenta conectar esses dois mundos para poder compreende-lo, mas novamente, é impossível….

Pela segunda vez, a Índia e seu povo me marcaram, uma viagem que só é possível assimilar com o tempo, quando chegamos em nossas casas e voltamos ao dia-a-dia.

– Rosina Gomes de Freitas

Foto de capa: @debashismelts