Curiosidades sobre o Ramadã

O mês sagrado dos muçulmanos iniciou no dia 06 de junho e se estenderá até o dia 5 de julho, marcando um período de oração e jejum para os seguidores do Alcorão. Aqui no Brasil, pouco se conhece sobre esta tradição que é seguida à risca nos países árabes e que afeta diretamente seus habitantes e turistas que os visitam durante este mês. Por este motivo, separamos algumas informações e curiosidades para você se inteirar um pouco mais sobre uma das tradições mais importantes e influentes do islamismo.

1) Não se trata apenas de jejum. Além de abster-se de comida, beber também é estritamente proibido durante os períodos de jejum. A vida social nos países muçulmanos também sofre com mudanças drásticas. Restaurantes, lojas e estabelecimentos mudam seu horário de funcionamento. Alguns, inclusive, não operam durante todo o mês. Importante lembrar que, em alguns destinos mais religiosos como Dubai ou Qatar, é proibido comer ou beber em locais públicos durante as horas de luz solar, mesmo para quem não é muçulmano, com exceção de locais como hotéis etc.

2) Jejum, nem para todos. Como se sabe, os devotos se abstém de comida e bebida desde o nascer do Sol até que ele se ponha. Contudo, esta regra não é aplicável a todos. Grávidas, idosos e crianças, por exemplo, podem renunciar o jejum por motivos de saúde.

3) As datas do Ramadã não são fixas. O calendário seguido pelo islamismo é o lunar e o Ramadã tem início no nono mês deste calendário. O ciclo lunar muda de forma constante recuando no tempo em relação ao calendário gregoriano, e por este motivo o Ramadã cai cada vez mais cedo a cada ano.

4) Bebês podem ser batizados como Ramadã. Nomes bíblicos são mais do que comuns para nós ocidentais. No mundo árabe, não é diferente: de acordo com o Baby Center, muitas crianças muçulmanas têm sido batizadas com o nome do mês sagrado.

5) Caridade é um dos valores do Ramadã. Doações para instituições de caridade veem um aumento significativo durante o mês do Ramadã, pois muitos muçulmanos escolhem dar sua contribuição durante o mês sagrado. As Mesquitas e organizações religiosas oferecem refeições gratuitas Iftar para os pobres, todas as noites. Também é comum para os muçulmanos mais ricos doar para famílias pobres sacos ou cestas contendo itens de cozinha básicos como açúcar, óleo, arroz etc.